É fazer o outro feliz, agradar o outro, ir ter com ele/a, dedicar atenção... e – muito importante - fazê-lo de uma forma que também nos agrada a nós, amar não é sacrifício ou um fardo.
Dar Amor é para o próprio uma fonte de alegria, é assim que sabe a diferença entre dar amor porque quero, ou um dever. Se tem algum motivo para dar Amor, não é Amor!
O único motivo para dar amor é: "porque quero". Qualquer outro motivo NÃO é Amor.
É a única decisão que está nas nossas mãos, ou damos amor ou não damos, ninguém tem o poder de decidir receber amor. Receber amor não depende de nós.
Existem muitas formas de dar amor, cada um tem a sua maneira de dar amor, e convém que seja genuíno consigo mesmo para que dar amor seja sempre natural.
Se eu não der Amor, significa que não Amo ?
Significa apenas que não quer dar, Ama na mesma!
O equilíbrio emocional de um casal está muito relacionado com o equilíbrio entre o “dar Amor” de ambas as partes. Se apenas um dá, apenas o outro recebe, se nenhum dá… nenhum recebe, se os dois dão os dois recebem.
Também a intensidade da dádiva é importante, mas apenas se essas medidas forem demasiado grandes e notórias, pelo menos para uma das partes.
A oportunidade é muito importante, dar amor na altura errada pode fazer com que o gesto passe despercebido.
As consequências de dar amor, a meu ver são sobre-valorizadas. Dar Amor não garante que o outro ame mais, nem fazer sacrifício ou cuidar do outro em pleno coração! "Ao Amor o Amor basta" (K. G.)
Dar sem expetativa é sem duvida a única coisa a fazer.
Há muito amor que cai em saco roto infelizmente, mas não devemos criticar ninguém. Importante é que isso não sirva de desculpa. Não deixe passar nenhuma oportunidade, é melhor dar amor a mais do que a menos.
É obrigatório dar Amor ?
Não! Mas estará a perder uma parte maravilhosa da relação e da vida!
É obrigatório dar Amor de volta?
Também não. Mas assim alguém vai sofrer!
Porque não recebo o mesmo Amor que dou ?
Ou o outro não dá, ou porque tem outra medida/ritmo de dar amor que não compreende. A linguagem de amor que um fala, pode não ser a linguagem de amor que o outro ouve.
É importante conhecer o outro, saber que gestos/ações ele/a faz quando quer dar amor. E também ser uma forma de receber amor importante para si.
Se a medida que recebe não é suficiente para si durante muito tempo, provavelmente a relação será sempre assim, mais vale terminar!
Devo esperar receber amor para dar ?
Acho isto muito errado e uma boa formula para sofrimento! Se ambos num casal pensarem assim, ninguém vai dar amor. Dê sempre amor! Quando não quiser dar mais, descanse. A vontade de dar vai voltar.
Tenho de fazer alguma coisa em particular para dar Amor ?
Afeto, atenção e presença devem ser as principais, mas cada um sabe de que gosta de dar. Toque, beije, abrace, leve a passear, pergunte o que ainda não sabe, mostre a paixão e sobretudo… não se faça de difícil, nem espere nada em troca, se vier será maravilhoso, se nunca vier, se calhar é melhor pensar em sair da relação. E você tem de gostar de dar também.
A vontade de dar amor esta diretamente relacionada com os sentimentos pelo outro, se não tem vontade, provavelmente o amor que sente não é suficiente para uma relação. Estar com alguém sem os sentimentos certos é abuso e indigno. Se não ama, é melhor sair antes de partir o coração de alguém com perspetivas falsas.
Quando mais verdadeira e transparente for uma relação, melhor vai ser. E é você que deve dar o exemplo, nunca esperar que seja o outro.
Dê! Abrace! Beije! Ame! AGORA!
Photo by Alvin Mahmudov on Unsplash