
Resposta curta… sem rodeios… aqui estão eles:
- Sentimentos
- Darem-se bem
- Cada um deve procurar ativamente as suas alegrias de viver
Se calhar não estou a dizer nenhum segredo! Aliás, claro que não estou! Então, porque será que uma relação se torna monótona e infeliz ?
Resposta longa… para os interessados:
- Sentimentos
Tenho sempre a sensação que este ponto é esquecido ou no mínimo relegado para segundo plano.
É a base da pirâmide, a fundação de um casal e da família.
Sendo o mais importante o Amor, este pode não ser suficiente. Aliás, se for o único sentimento que existe não será suficiente de certeza!
Infelizmente não depende de nós, qualquer sentimento pode deixar de existir e desabar uma pirâmide por mais gigante que seja. E só percebemos depois de andarmos à procura de nós mesmos nas ruínas.
Não nos podemos deixar dominar pela expetativa de vivermos sempre no fogo da paixão, isso não é possível, mas em Amor sim!
sugestão de artigo: A diferença ente sentimentos e emoções
- Darem-se bem
OK, ok! Pronto… afinal isto das relações não tem ciência nenhuma… é só dizer o óbvio e bora lá ser felizes! … e então porque é que não somos ?!
Já pensou realmente no que isto significa ?! “Darem-se bem”
A diferença entre o primeiro segredo e este é que este depende de nós. Depende de nós respeitarmos o outro, depende de nós manter a chama acessa, depende de nós que o outro saiba o que sentimos. Não é o outro que depende de nós… é a nossa relação com ele/a.
É neste segredo que está a confiança, fidelidade, carinho, respeito, cumplicidade, intimidade, e tantas outras coisas que fazem a interação de duas pessoas agradável ou não.
“Nós discutimos, mas depois fica tudo bem”, não, não fica! São pedras que vão acumulando no sapato, deixando-o mais pesado e desconfortável, essas pedras poderiam servir para construir um castelo, mas essa é uma visão romântica, porque o que elas constroem é um muro! E para que serve esse muro ? Para se protegerem de mais discussões. Discussões podem não fazer terminar uma relação, mas terminam com o Amor.
Primeiro tem de haver paz (incluída no primeiro segredo), mesmo que essa paz seja monótona e que traga algum desalento. Só que a paz também é mágica e um terreno fértil de onde pode nascer a qualquer momento, novos momentos a dois.
- Cada um deve procurar ativamente as suas alegrias de viver
Eu diria que este é O verdadeiro segredo! Quem ama viver, vai receber amor de volta!
Um casal não deve ficar parado a olhar um para o outro e a soltar corações pela cabeça. Cada elemento do casal, deve, de forma individual, e se necessário independente, ter a iniciativa de se expressar e trazer até si a alegria de viver, realizar os seus sonhos a longo prazo e viver cada dia da sua forma preferida. Não deve esperar pelo estímulo do outro, por uma ideia do outro, por uma sugestão do outro.
Com o passar do tempo, a expressão individual vai-se transformar na expressão do casal, onde ambos têm uma voz ativa na sua própria felicidade que parte da sua individualidade.
Se um dos elementos do casal não procurar (ou não conseguir procurar) a sua alegria de viver, vai crescer nele/a uma frustração que será um veneno lento e afetará o casal e até toda a família.
Se, cada um está em paz, ama quem está consigo e cada dia é uma alegria…
… isto meus amigos, é ser feliz em casal, é ser feliz para sempre, é o segredo em 3 partes!
Image by Alejandro Tuzzi from Pixabay