A diferença entre sentimentos e emoções

Perguntam-me muitas vezes qual a minha opinião sobre a diferença entre sentimentos e emoções ?

A diferença principal é a estabilidade, um sentimento é estável durante dias, semanas, meses ou anos e tem uma conotação essencialmente positiva, apesar de haver sentimentos negativos.

Uma emoção, pode durar alguns segundos, alguns minutos ou no máximo algumas horas. Podem ser positivos ou não.

Como exemplos de sentimentos: Amor, Compaixão, União, Ódio, Paz, Felicidade, Inveja.

Emoções: Paixão, Raiva, Alegria, Pânico, Entusiasmo.

Os sentimentos permanecem, e dada essa natureza, são passivos e não cansam. As emoções são ativas, e cansam se ficarem muito tempo.

O estado natural do Ser Humano é a quietude e silêncio, os sentimentos são compatíveis com esse estado, as emoções não. É também com essa referência que se distingue se é positivo ou negativo. Positivo aproxima-nos desse estado (ou mantém), negativo afasta.

Só podemos saber o que sentimos quando estamos em paz. Por exemplo, um casal que está em constante rebuliço (discussões), não vai sequer perceber os sentimentos que os unem. Mais vale afastarem-se para voltar a ter paz e perceber os sentimentos pelo outro.

As emoções são ilusórias, não devemos vê-las como verdades, e tomar decisões com emoções ao rubro é receita para a desgraça.

Sentimentos e emoções misturam-se, interagem e alimentam-se uns aos outros, e é por isso que é difícil discernir algumas vezes exatamente o que estamos a sentir. A Paixão alimenta o Amor, e quando a Paixão se vai é que percebemos o que fica.

Os sentimentos podem nascer de emoções muito fortes. E emoções podem abafar sentimentos (é um dos motivos escondidos de discussões entre pessoas que se amam).

 

Image by Gerhard Gellinger from Pixabay